quarta-feira, 30 de março de 2011

Os motores estão esquentando...

Esse tópico pode falar de dois assuntos, mas antes quero lembrá-los dos lanchinhos (uns 10) que comi na aula passada,  pois bem, passei mal pacas na sexta. Não sei se foi do lanche, mas sei que hoje comi apenas um e ficou de bom tamanho...

Quanto aos tópicos, poderia falar que a minha Lusa ligou os motores e tem tudo para conseguir classificar.  Ficar em 8º e pegar o fraco Palmeiras seria o ideal, porque os demais times (Corinthians, Santos e São Paulo) são bem melhores. Poderíamos reeditar o Campeonato Brasileiro de 1996 onde nos classificamos em 8 º e terminamos em 2 º. Só espero não reeditar os campeonatos paulistas e brasileiros do ano passado onde ficamos no quase, sempre uma posição abaixo da classificação.

Os jogos que temos são bem mais fáceis do que os de nossos adversários diretos. O jogo mais complicado é sem dúvida o contra o Paulista, mas acho que dá para passarmos. Pensamento Grande Portuguesa, por favor! Estarei lá no sábado e se tudo der certo, nos próximos jogos também, inclusive em Jundiaí...nos vemos lá torcida lusa.

Posso usar o título também para dizer que as aulas estão começando a esquentar. Hoje foram outras duas. A 1ª foi de Marketing Esportivo e por incrível que pareça fiquei nervoso ao falar em público (tivemos que nos apresentar novamente), algo que eu já tinha desencanado. No banco por exemplo, estou sempre tranquilo. Engraçado como falar de mim em um curso que se torna cada vez mais importante no que quero para o futuro, fez com que eu ficasse nervoso. Acabou indo tudo bem, embora tenha esquecido de me vender melhor. Bom, outras oportunidades aparecerão.

O professor Amir passou alguns sites com informações de pesquisa no mundo (segue abaixo) e deixou uma pergunta no ar: "O que é melhor, um clube campeão todo ano, mas com problemas financeiros ou um clube bem administrado mas que não necessariamente é campeão"? Na minha modesta opinião, vale a segunda opção. Ser bem administrado ao meu ver é uma obrigação de todo dirigente, já para se tornar campeão, temos "n" fatores envolvidos. Na hora, juro que pensei: "e meu time que é mal administrado e não sabe o que é um título faz décadas, fica onde nessa"?

http://www.maquinadoesporte.com.br/
http://www.futebolfinance.com/
http://www.sportbusiness.com/
http://www.sporteconomy.it/

A 2ª aula foi de Direito Desportivo e foi também a 2ª aula dessa matéria, o que nos fez entrar já em alguns assuntos importantes. Passaremos por toda a legislação esportiva, embora nessa aula tenhamos visto apenas a constituição federal e o artigo 217 que fala do Esporte (poucos paises no mundo tem o esporte citado na constituição) e a Lei Pelé  no seu início (artigos 1 a 3).  Achei interessante um ponto comentado na aula sobre a venda e compra de jogadores. Eu achava que os clubes tinham que pagar impostos sobre qualquer transação para clubes do exterior, mas na verdade, somente a compra de jogador é que incide 15% e mais o IOF. Na venda, o clube não precisa pagar nada!

Hoje não escrevi que trabalhei muito né, e nem que não almocei por culpa do Bill, certo? Isso tem uma explicação. Meu chefe voltou de férias e foi ele que ficou sem almoçar para fazer alterações em apresentações...interessante, não?

Ahhhh, ia me esquecendo. Depois de tanto criticar a patroa (sempre na brincadeira, óbvio) nos posts anteriores, gostaria de dedicar esse pequeno espaço para dizer "AMOELA" como brincam os participantes do programa de rádio Estádio 97. Espero que isso ajude a amansar a fera!

sexta-feira, 25 de março de 2011

1ª aula de verdade

Hoje foi dia da primeira aula do curso. Na verdade, duas primeiras aulas, já que o curso terá duas aulas de uma hora e trinta cada. História do Futebol e Direito Esportivo foram os temas das aulas. O engraçado disso tudo é que até Direito fica interessante e legal em uma aula que gira em torno do assunto futebol. Eu pelo menos acho SENSACIONAL! Até contabilidade eu vou gostar!

Por falar em contabilidade, recebi o balanço do meu clube para analisar e votar no dia 31 agora. Infelizmente não poderei comparecer pois tenho aula e nesse momento, essa é minha primeira prioridade. Tentei analisar o balanço desde cedo, mas hoje o dia foi tão infernal que não consegui nem dar atenção para ninguém e olha que sempre que alguém vem falar algo comigo, eu paro tudo que estou fazendo para escutar. Hoje não deu. Acho até que nessa área que estou (uns 8 meses) essa foi a primeira vez que isso aconteceu (nem almoço eu fiz hoje). Tudo por causa de uma coisa chamada PowerPoint (essa o Bill Gates vai ficar me devendo o resto da vida) e da criatividade das pessoas que gostam de dizer coisas simples e objetivas das mais váriadas formas e cheio de frescuras. Boa Bill, agora as pessoas perdem 12 horas fazendo uma apresentação de algo que muitas vezes poderia ter gasto 10 minutos para preparar e apresentar em outro formato que não esse. Trabalhar? Para que? O importante é fazer ppt como dizem no meu trabalho...afffff

Bem que meu horóscopo (como se eu desse atenção para tal) disse que não devia me irritar...impossível no dia hoje!

Depois de passar meu dia infernal (segunda vez que digo isso e só escrevi cinco vezes), terminei a tal apresentação e fui para o curso. Uma hora e trinta minutos para chegar. Pelo amor de Deus. Até agora não sei o que aconteceu. Parece que choveu e alagou algum lugar, mas nem chuva eu vi cair hoje...culpa de quem? Do Bill é claro! Não podia ter parado no Windows? Para que inventar mais coisas!

Na federação tinha lanchinho para comermos (salame com queijo). Estava muito bom. Ou será que eu estava com muita fome. Deve ter sido as duas coisas...comi uns 10, fiquei até com vergonha.

Como já disse, a primeira aula foi de História do Futebol, bem light, tranquila, interessante...vou colocar algumas curiosidades:
- O futebol nasceu junto com o Rugby na Inglaterra e tomaram caminhos totalmente distintos. E a pergunta que mais intrigou foi: "Por que o futebol é violento fora de campo e o Rugby não, se dentro de campo é exatamente o oposto?"
- O amadorismo (jogar por prazer e não remunerado) foi criado em uma reação ao profissionalismo. Porque se acreditava na época que o esporte deveria ser motivado pelo prazer e pela paixão de se praticar. O profissionalismo nasceu antes do amadorismo, interessante, não?
- Por último, o Corinthians (time inglês, não o do Brasil, embora seja essa a referência para a criação do time da capital paulista) implantou na época algo chamado "falta profissional" que significa dizer que se um juiz marcar uma falta contra o Corinthians e na interpretação do arbitro essa falta fosse feita de forma intencional, eles tiravam o goleiro e deixavam o adversário marcar o gol. Interessante. Queria saber onde que esses valores se perderam de lá para cá!

A aula de direito foi um bate papo em torno da legislação e da mudança da lei Pelé. Interessantíssimo. Vai ter muito clube dançando nesse história se não entender a lei direitinho. Mas o mais importante foi a apresentação da turma, um a um. Tem de tudo na turma, profissionais do ramo, apenas os que gostam do esporte e aqueles que querem entrar nessa área, como eu. Interessante foi ver muita gente ligada ao Corinthians no curso e também a quantidade enorme de advogados na turma. Eu só não me senti totalmente excluído (no bom termo da palavra) porque tem um outro torcedor da Lusa no curso, porque eu era o único que trabalhava em banco e que era engenheiro. Se eu fosse o único torcedor da Lusa, aí estava lascado!
Quem diria que a Lusa seria o motivo principal para eu não ser totalmente diferente dos outros...

Cheguei em casa e dessa vez não fui recebido com bico de tamanduá bandeira...é que minha esposa já estava dormindo. Acho que vou seguir esse caminho, estou acabado...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vai Portuguesa...só não sei para onde...

Dia difícil no trabalho...chego em casa e a patroa com bico de tamanduá bandeira (aquele que diz que você fez algo errado, mas o que? Depois descobri, esqueci de lavar um garfo e uma faca ontem a noite quando cheguei do curso...tsc,tsc,tsc...péssimo marido), minha filha dormindo e o que me resta? Escutar o jogo da Lusa. Olho a escalação no site e vejo que entramos com o mesmo time (bom presságio) que goleou a sensação do campeonato, o grande, enorme, monstruoso...Mirassol (Aonde chegamos?). Penso: "O Santo André brigando para segurar a lanterna a todo custo...tá no papo"! É meus amigos, mais uma vez não foi bem assim que a coisa aconteceu. Um 0x0 medíocre e perdemos novamente a chance de ao menos conseguir classificar esse time em um campeonato fraco e que passam 8 times. E foi no Canindé!

Falar o que uma hora dessas? Amanhã chego na empresa e dou bom dia, logo vem uma daquelas: "E a Portuguesa, como foi?" ou "Que coisa seu time, heim?" ou "Troca de time!" ou melhor ainda "O que acontece lá na Portuguesa, quando parece que vai, faz dessas...". Pronto, volto a explicar que a diretoria do time é fraca e que é sem dúvida a única culpada, pois são amadores, que eu não esperava nada diferente, que o Sr. presidente está mais preocupado em colocar na quadra de tenis do clube o nome da sua excelentíssima esposa do que fazer uma gestão profissional do clube, afinal, profissionalizar o clube na visão dele, significa dizer que ele seria a rainha da Inglaterra (meramente uma figura ilustrativa). Diz ele, que isso nunca vai acontecer, pois na Portuguesa, manda ele! É, manda tanto e é tão inteligente que só faz Besteira. Aliás, ele e seu vice.

Vou dormir... de cabeça quente, lógico! Amanhã é um novo dia...

terça-feira, 22 de março de 2011

1ª Aula

Hoje tive a primeira aula do curso. Não foi propriamente uma aula, mas sim uma apresentação de como será o curso e quais serão os "professores". Teremos aulas de Administração de Empresas, Marketing Esportivo e Planejamento Estratégico, Direito Esportivo, Economia para clube de futebol, Contabilidade e Auditoria e por fim, História do Esporte, que por sua  vez pode ser visto como algo não importante, mas ao meu ver, todas as pessoas e em todos os ramos de atividade deveriam conhecer e entender a história, porque ela explica o presente e ajuda e muito a planejar o futuro.

Saí cedo do trabalho, por volta das cinco e meia da tarde (o curso  começa às sete e meia da noite) e cheguei até que rápido. Fiquei esperando um bom tempo e conheci o 1º colega de turma. Ele explicou que assumiu há pouco tempo a gestão de um clube do interior que hoje está na A3. Explicou que o presidente que assumiu, pagou o curso para ele e para um outro garoto que cuida diretamente do futebol do clube. Não falei nada, mas pensei: "Como o presidente do meu clube é míope". Conversamos de muitas coisas e ele me explicou que está aprendendo muito e pretende com o curso implementar uma série de coisas no clube. Espero que consiga, pois as idéias do presidente são muito boas.

Oito horas em ponto começou a apresentação do curso e foi coordenada pelo grande Orlando Duarte (tinha que ser torcedor da Lusa) que apresentou os professores um a um e estes falaram um pouco dos tópicos que teremos dentro de cada matéria. Foi bem rápido e terminou por volta das nove horas.

No final, antes de voltar para a casa, ainda conheci um colega de lista de discussão da Portuguesa (chamada vivalusa, mesmo nome do nosso grupo político) e ficamos conversando um pouco sobre a Portuguesa. Até o Orlando Duarte participou um pouco da conversa o que foi bem interessante.

Acho que para o 1º dia foi muito bom. Ponto negativo é que as aulas serão dadas em um auditório, o que ao meu ver não ajuda a troca de informações e passa a impressão de algo formal demais como uma palestra e não de uma aula. Além disso, o ar condicionado estava na minha cabeça, certeza que amanhã estarei mal disposto...

Quinta tem mais e começam as aulas propriamente ditas...expectativa aumentando!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Apresentação Inicial

Hoje, espero ter começado um sonho de muito tempo...acabo de fazer a inscrição no curso de Gestão do futebol na federação paulista.

Pode ser perda de tempo ou de dinheiro, mas o simples fato de ir atrás desse sonho, já vale cada centavo e cada segundo que dedicarei a isso.

Meu nome é Eduardo, em alguns lugares sou conhecido como Dudu, como em casa pelos familiares, no extinto Movimento Jovem da Casa de Portugal ou no prédio onde morei durante 15 anos. Na maioria dos lugares sou conhecido por Cabral ou Edu Cabral, apelido esse dado ainda no colégio (quinta série) e que adotei como nome, afinal, melhor um apelido que você goste do que um que não goste. Dessa forma, sou conhecido pela turma do Colégio (Consa), faculdade (Engenharia Mauá), MBA (Gestão Empresarial na FIA), no trabalho (banco) e na Portuguesa, onde sou conselheiro desde 2004. Aliás, o apelido Cabral, não tem ligação nenhuma com meu nome (Eduardo de Abreu Ferreira), mas sim ao fato de ser um apaixonado por esse clube de cores verde e vermelho e que tem a Cruz de Avis como seu escudo.

Voltando ao sonho, desde que entrei na faculdade, fiquei pensando se fiz a escolha certa (engenharia eletrônica). Boa faculdade, boa profissão, bom curriculum, certo? É, não sei não. Essa escolha foi feita por vários fatores, influência, visão de futuro (dinheiro)...a verdade é que são poucas pessoas que sabem aos 17 anos o que realmente querem para a vida. Eu sabia, era um curso de Esportes da USP, mas não fui nesse caminho. Arrependimento? Talvez, mas nunca é tarde para se retomar o caminho, assim espero...

Sou um apaixonado por esportes, em especial pelo futebol. Um daqueles malucos que tiram férias em todas as copas e assistem a todos os jogos (sagrado). Faço isso também em olimpíadas, mas não digam para minha esposa, ela ainda acha que isso é coincidência, afinal, quem manda a FIFA e o COI marcarem os eventos bem nas minhas férias, incrível!

Leio livros, revistas, jornais, tudo sobre futebol. Assisto a todo e qualquer programa esportivo (tem uns que são "trash" de tão ruim), faço análises de estratégia, discuto gestão financeira de clubes, procuro ir a todas as palestras que encontro sobre gestão esportiva, assunto pelo qual sou mais fã ainda.

Essa paixão pela gestão esportiva (ou administração esportiva, como queiram) e pela Portuguesa, me fez 9 anos atrás levantar a bunda do sofá e tentar entrar para o conselho do clube. O clube estava começando seu declínio, depois de passar ótimos momentos durante os anos 90. Com a entrada da Gestão Amilcar as coisas começaram a piorar. Um clube que antes tinha lucro (mesmo que pela venda de jogadores como Rodrigo Fabri, Zé Maria e Zé Roberto) e foi entregue assim, chegou à mão do seu sucessor (Heleno) em 2002 já com muita dívida. Daí em diante foi uma catástrofe total, com a venda do futebol para a Ability, falta de pagamento de jogadores (inclusive Ricardo Oliveira), funcionários e principalmente problemas trabalhistas que estão aí até hoje. Foi nesse momento que entrei para a política do clube, afinal, só assim poderia fazer algo, entender melhor a situação, propor mudanças, exigir profissionalismo, etc.

Acho que não consegui o que queria ou esperava, mas a semente foi plantada. Faço parte de um grupo chamado Viva Lusa, onde seus integrantes são pessoas de bem, estudadas e que exigem uma gestão profissional e transparente. Vamos sempre lutar por isso e aos poucos conseguiremos o que estamos buscando, pena que não será nesses próximos 3 anos, afinal, o continuísmo barato do Sr. Lupa e do Sr. Yauca, não permitem gestão profissional e a situação da minha amada Lusa continua piorando, cada vez mais.

Fiz parte da Comissão de Ética do Conselho por 2 anos e não foi nada fácil. Tive que brigar muito para conseguir realizar as reuniões e colocar em prática o que acreditava. Definitivamente não foi nada fácil, mas como tudo na vida, aprendi muito.

Busquei esse curso, pois tenho a idéia clara de conseguir trabalhar na área. Sei que é difícil, mas preciso tentar. Sei também que uma oportunidade nessa área pode me desligar do conselho da Portuguesa, mas isso é da vida, passaria então a ser um torcedor comum e ajudaria o grupo Viva Lusa com idéias e sugestões. Se ainda assim eu não conseguir, mesmo tendo em mente que abriria mão de dinheiro (atual emprego) e da política da Lusa para conseguir realizar esse sonho, tenho certeza que o aprendizado será válido e principalmente que poderei ajudar a Lusa a se profissionalizar.

Vou colocar nesse blog, tudo que acontecer durante esse ano no curso e também assuntos ligados ao futebol ou a Portuguesa que julgar importante.

Obrigado a quem leu e torçam por mim, pois irei em busca do meu sonho...

Cabral (Eduardo de Abreu Ferreira)