Toda virada de ano é igual, pessoas fazem promessas, iniciam regimes, traçam novas metas, criam expectativas onde muitas delas são reais e outras nem tanto. O que raramente fazemos é olhar para o ano que passou e tentar ver o que atingimos daquilo que foi planejado 365 dias atrás.
Esse ano foi o ano que me dei de presente para tentar buscar a alegria no que fazia. Matriculei-me em um curso de Gestão do Futebol na Federação Paulista na busca pela felicidade irrestrita e porque não utópica e fui atrás desse sonho.
Tive êxitos e perdas em todas as áreas da minha vida. Na familiar, planejei e gerei um novo herdeiro (que chega esse ano) e ganhei um novo irmão, que se casou com minha irmã mais velha. Fui a Portugal e vi todos meus familiares e foi mais um ano que se passou e meus avós (três ao todo) continuam firmes e fortes. Como nem tudo são flores foi o ano em que demos adeus ao meu padrinho, irmão do meu pai.
Na área profissional foi mais um ano de dedicação, mas que não resultou em nenhuma grande mudança (pelo menos a que eu esperava - Promoção) a não ser o fato de eu ter olhado para trás e percebido que é realmente hora de mudar. Mudar não por mudar, mas sim modificar a forma de agir e pensar. Esperar por algo é o mesmo que deixar de ir atrás de seus sonhos. Nada virá de mão beijada e por conta disso, eu mesmo decidi que devo traçar meus caminhos e não esperar que alguém a minha frente o faça. Analisando desse modo, acho não foi um ano tão perdido assim.
Na área esportiva que no meu caso é pura paixão (minha Portuguesa) e a busca por um sonho (trabalhar com futebol, motivo pelo qual criei esse blog), tiveram momentos mágicos e momentos de pura decepção. Quem diria que os momentos mágicos seriam proporcionados pelo meu time do Coração, que ao longo desses 34 anos de vida tem me dado muito mais decepções que alegrias. Pois é, graças ao “São Jorginho” esse foi um ano mágico.
As decepções ficam por conta da busca por trabalhar com esportes, onde criei diversas expectativas e da mesma forma que essas vinham, na sequência chegava um tsunami de decepção, destruindo todas as esperanças. Foram algumas entrevistas, algumas possibilidades, muitos contatos feitos com pessoas da área, mas que no fundo só serviram para eu entender que esse é um mercado extremamente fechado e que só terei êxito se for por conta própria, motivo esse que coloquei como meta, juntamente com mais quatro colegas de curso, a criação de uma empresa de Gestão Esportiva em 2012. Estamos no começo, mas analisando o perfil do grupo, acho que temos sim chances de colocar esse plano em prática esse ano.
Em relação a minha Portuguesa, espero pouco dela, mesmo com o que ela fez em 2011. Ainda acho que o Jorginho não termina o ano na frente do clube, não pelo fato de receber proposta de outro clube, mas sim por acreditar que a diretoria da Lusa é amadora e não vai fazer o que ele pediu quando assinou por mais um ano. Torço muito para estar errado novamente, mas isso, só o tempo dirá.
Espero fazer desse ano, algo diferente. Se continuarei com o blog ainda não decidi, talvez, preciso ver, de qualquer forma, desde que comecei, mudei muito a forma de conduzi-lo. Preciso analisar melhor e se continuar com ele, decidir por qual caminho seguir. Fato é que preciso terminar o trabalho do curso até fevereiro (estou ferrado, pois nem comecei) para ter o diploma e dedicar um pouco mais de tempo na escrita do livro, que ficou de lado frente ao blog.
No final, o que importa é ser feliz. Sabendo que a busca pela felicidade plena é algo inalcançável, porque então não ser feliz aos pouquinhos e na soma geral conseguir dizer: SOU FELIZ! Essa é minha maior busca esse ano e pode até parecer clichê, mas acho que se tem algo que vou adotar são duas frases muito conhecidas, pois definitivamente vou deixar a vida me levar, sem levar tudo tão a sério, pois estamos aqui de passagem. Além disso, vou rever pensamentos fixos e que nunca mudei, seja por valores exagerados ou por idiotice mesmo. Nesse caso, o grande Raul nos ensinou e vou preferir ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...
Que cada um encontre o que deseja... Feliz 2012!