sexta-feira, 25 de março de 2011

1ª aula de verdade

Hoje foi dia da primeira aula do curso. Na verdade, duas primeiras aulas, já que o curso terá duas aulas de uma hora e trinta cada. História do Futebol e Direito Esportivo foram os temas das aulas. O engraçado disso tudo é que até Direito fica interessante e legal em uma aula que gira em torno do assunto futebol. Eu pelo menos acho SENSACIONAL! Até contabilidade eu vou gostar!

Por falar em contabilidade, recebi o balanço do meu clube para analisar e votar no dia 31 agora. Infelizmente não poderei comparecer pois tenho aula e nesse momento, essa é minha primeira prioridade. Tentei analisar o balanço desde cedo, mas hoje o dia foi tão infernal que não consegui nem dar atenção para ninguém e olha que sempre que alguém vem falar algo comigo, eu paro tudo que estou fazendo para escutar. Hoje não deu. Acho até que nessa área que estou (uns 8 meses) essa foi a primeira vez que isso aconteceu (nem almoço eu fiz hoje). Tudo por causa de uma coisa chamada PowerPoint (essa o Bill Gates vai ficar me devendo o resto da vida) e da criatividade das pessoas que gostam de dizer coisas simples e objetivas das mais váriadas formas e cheio de frescuras. Boa Bill, agora as pessoas perdem 12 horas fazendo uma apresentação de algo que muitas vezes poderia ter gasto 10 minutos para preparar e apresentar em outro formato que não esse. Trabalhar? Para que? O importante é fazer ppt como dizem no meu trabalho...afffff

Bem que meu horóscopo (como se eu desse atenção para tal) disse que não devia me irritar...impossível no dia hoje!

Depois de passar meu dia infernal (segunda vez que digo isso e só escrevi cinco vezes), terminei a tal apresentação e fui para o curso. Uma hora e trinta minutos para chegar. Pelo amor de Deus. Até agora não sei o que aconteceu. Parece que choveu e alagou algum lugar, mas nem chuva eu vi cair hoje...culpa de quem? Do Bill é claro! Não podia ter parado no Windows? Para que inventar mais coisas!

Na federação tinha lanchinho para comermos (salame com queijo). Estava muito bom. Ou será que eu estava com muita fome. Deve ter sido as duas coisas...comi uns 10, fiquei até com vergonha.

Como já disse, a primeira aula foi de História do Futebol, bem light, tranquila, interessante...vou colocar algumas curiosidades:
- O futebol nasceu junto com o Rugby na Inglaterra e tomaram caminhos totalmente distintos. E a pergunta que mais intrigou foi: "Por que o futebol é violento fora de campo e o Rugby não, se dentro de campo é exatamente o oposto?"
- O amadorismo (jogar por prazer e não remunerado) foi criado em uma reação ao profissionalismo. Porque se acreditava na época que o esporte deveria ser motivado pelo prazer e pela paixão de se praticar. O profissionalismo nasceu antes do amadorismo, interessante, não?
- Por último, o Corinthians (time inglês, não o do Brasil, embora seja essa a referência para a criação do time da capital paulista) implantou na época algo chamado "falta profissional" que significa dizer que se um juiz marcar uma falta contra o Corinthians e na interpretação do arbitro essa falta fosse feita de forma intencional, eles tiravam o goleiro e deixavam o adversário marcar o gol. Interessante. Queria saber onde que esses valores se perderam de lá para cá!

A aula de direito foi um bate papo em torno da legislação e da mudança da lei Pelé. Interessantíssimo. Vai ter muito clube dançando nesse história se não entender a lei direitinho. Mas o mais importante foi a apresentação da turma, um a um. Tem de tudo na turma, profissionais do ramo, apenas os que gostam do esporte e aqueles que querem entrar nessa área, como eu. Interessante foi ver muita gente ligada ao Corinthians no curso e também a quantidade enorme de advogados na turma. Eu só não me senti totalmente excluído (no bom termo da palavra) porque tem um outro torcedor da Lusa no curso, porque eu era o único que trabalhava em banco e que era engenheiro. Se eu fosse o único torcedor da Lusa, aí estava lascado!
Quem diria que a Lusa seria o motivo principal para eu não ser totalmente diferente dos outros...

Cheguei em casa e dessa vez não fui recebido com bico de tamanduá bandeira...é que minha esposa já estava dormindo. Acho que vou seguir esse caminho, estou acabado...

Um comentário:

  1. Sempre associei Blogs a coisas de adolescente, acho que estava enganado...tem até gente que vive disso.
    Acabei de ler o último post e achei muito engraçado! só espero que a sua esposa não acesse, acho que ela não vai gostar muito do bico de tamanduá, rsrsss
    Parabéns Cabral! Nunca pare de bloggar as suas experiências e opiniões, nunca desista de buscar este sonho! Grande Abraço!
    Flávio Onuki

    ResponderExcluir