quinta-feira, 17 de março de 2011

Apresentação Inicial

Hoje, espero ter começado um sonho de muito tempo...acabo de fazer a inscrição no curso de Gestão do futebol na federação paulista.

Pode ser perda de tempo ou de dinheiro, mas o simples fato de ir atrás desse sonho, já vale cada centavo e cada segundo que dedicarei a isso.

Meu nome é Eduardo, em alguns lugares sou conhecido como Dudu, como em casa pelos familiares, no extinto Movimento Jovem da Casa de Portugal ou no prédio onde morei durante 15 anos. Na maioria dos lugares sou conhecido por Cabral ou Edu Cabral, apelido esse dado ainda no colégio (quinta série) e que adotei como nome, afinal, melhor um apelido que você goste do que um que não goste. Dessa forma, sou conhecido pela turma do Colégio (Consa), faculdade (Engenharia Mauá), MBA (Gestão Empresarial na FIA), no trabalho (banco) e na Portuguesa, onde sou conselheiro desde 2004. Aliás, o apelido Cabral, não tem ligação nenhuma com meu nome (Eduardo de Abreu Ferreira), mas sim ao fato de ser um apaixonado por esse clube de cores verde e vermelho e que tem a Cruz de Avis como seu escudo.

Voltando ao sonho, desde que entrei na faculdade, fiquei pensando se fiz a escolha certa (engenharia eletrônica). Boa faculdade, boa profissão, bom curriculum, certo? É, não sei não. Essa escolha foi feita por vários fatores, influência, visão de futuro (dinheiro)...a verdade é que são poucas pessoas que sabem aos 17 anos o que realmente querem para a vida. Eu sabia, era um curso de Esportes da USP, mas não fui nesse caminho. Arrependimento? Talvez, mas nunca é tarde para se retomar o caminho, assim espero...

Sou um apaixonado por esportes, em especial pelo futebol. Um daqueles malucos que tiram férias em todas as copas e assistem a todos os jogos (sagrado). Faço isso também em olimpíadas, mas não digam para minha esposa, ela ainda acha que isso é coincidência, afinal, quem manda a FIFA e o COI marcarem os eventos bem nas minhas férias, incrível!

Leio livros, revistas, jornais, tudo sobre futebol. Assisto a todo e qualquer programa esportivo (tem uns que são "trash" de tão ruim), faço análises de estratégia, discuto gestão financeira de clubes, procuro ir a todas as palestras que encontro sobre gestão esportiva, assunto pelo qual sou mais fã ainda.

Essa paixão pela gestão esportiva (ou administração esportiva, como queiram) e pela Portuguesa, me fez 9 anos atrás levantar a bunda do sofá e tentar entrar para o conselho do clube. O clube estava começando seu declínio, depois de passar ótimos momentos durante os anos 90. Com a entrada da Gestão Amilcar as coisas começaram a piorar. Um clube que antes tinha lucro (mesmo que pela venda de jogadores como Rodrigo Fabri, Zé Maria e Zé Roberto) e foi entregue assim, chegou à mão do seu sucessor (Heleno) em 2002 já com muita dívida. Daí em diante foi uma catástrofe total, com a venda do futebol para a Ability, falta de pagamento de jogadores (inclusive Ricardo Oliveira), funcionários e principalmente problemas trabalhistas que estão aí até hoje. Foi nesse momento que entrei para a política do clube, afinal, só assim poderia fazer algo, entender melhor a situação, propor mudanças, exigir profissionalismo, etc.

Acho que não consegui o que queria ou esperava, mas a semente foi plantada. Faço parte de um grupo chamado Viva Lusa, onde seus integrantes são pessoas de bem, estudadas e que exigem uma gestão profissional e transparente. Vamos sempre lutar por isso e aos poucos conseguiremos o que estamos buscando, pena que não será nesses próximos 3 anos, afinal, o continuísmo barato do Sr. Lupa e do Sr. Yauca, não permitem gestão profissional e a situação da minha amada Lusa continua piorando, cada vez mais.

Fiz parte da Comissão de Ética do Conselho por 2 anos e não foi nada fácil. Tive que brigar muito para conseguir realizar as reuniões e colocar em prática o que acreditava. Definitivamente não foi nada fácil, mas como tudo na vida, aprendi muito.

Busquei esse curso, pois tenho a idéia clara de conseguir trabalhar na área. Sei que é difícil, mas preciso tentar. Sei também que uma oportunidade nessa área pode me desligar do conselho da Portuguesa, mas isso é da vida, passaria então a ser um torcedor comum e ajudaria o grupo Viva Lusa com idéias e sugestões. Se ainda assim eu não conseguir, mesmo tendo em mente que abriria mão de dinheiro (atual emprego) e da política da Lusa para conseguir realizar esse sonho, tenho certeza que o aprendizado será válido e principalmente que poderei ajudar a Lusa a se profissionalizar.

Vou colocar nesse blog, tudo que acontecer durante esse ano no curso e também assuntos ligados ao futebol ou a Portuguesa que julgar importante.

Obrigado a quem leu e torçam por mim, pois irei em busca do meu sonho...

Cabral (Eduardo de Abreu Ferreira)

6 comentários:

  1. Caro Dudu, inestimável Padrinho e Afilhado, irmão e amigo, desejo-te BOA SORTE no curos Gestão do futebol da FPF e FELICIDADES no caminho que resolver posteriormente trilhar.

    Abraços Fraternais

    ResponderExcluir
  2. Que o curso seja exatamente como você espera.

    Cada pequena iniciativa pode ajudar a nossa Lusa a ter novas conquistas...

    ResponderExcluir
  3. Te ver feliz me deixa feliz!! SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  4. Maria Eleni Guisasola30 de maio de 2011 às 17:41

    Faz muito bem ir em busca de seu sonho.Muita gente fica a vida inteira buscando e não consegue. Espero, de coração, que voce consiga.

    ResponderExcluir
  5. E ai pai fresco de novo, eu também sou louco por futebol assisto qualquer jogo pra torcer contra ou a favor, eu sei quanto a LUSA é importante na sua vida, mesmo ela caindo 10 vzs vc nunca deixara de ser LUSA.
    Um dia vc chegara lá, vai garoto, vai atras do seu ideal, vc tem o perfil de vencedor. DUDU ( CABRAL ) nunca desista de seu SONHO !!!!! E ai Sobrinho, deixa o garoto escolher seu time de coração taáááaáááa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tinão, blz?

      Demorei para responder mas aqui vai... O Felipe poderá escolher o time dele, desde que seja a Portuguesa...hahahaha. Sem chances. Vai sofrer comigo ou vai saber o que é um estádio apenas com 18 anos...E estará fora do meu testamento...hehehe

      Abração

      Excluir