terça-feira, 26 de julho de 2011

A 1ª luz era um trem, já a 2ª...um sonho

Há alguns meses atrás, mais precisamente dia 1 de junho deste ano, escrevi aqui que tinha recebido uma 1ª oportunidade na área esportiva (título: Na total escuridão, pôde-se ver um pequeno feixe de Luz). Acho que agora, passados quase dois meses, posso dizer que a Luz era um trem vindo na minha direção. Vou contar como foi essa experiência, uma vez que não recebi retorno algum da empresa em questão.


Consegui a entrevista por meio da mãe de um grande amigo que conhecia o presidente desse clube (série A2 do paulista). A vaga era para trabalhar no financeiro do clube e teria como responsabilidade a geração do balanço e controle orçamentário.

Cheguei antes do horário marcado e fiquei esperando em uma salinha próximo a administração. Devo ter esperado por uns 45 minutos. Esse dia estava muito frio e com a ansiedade, o frio parecia ainda maior. Fui chamado pela responsável administrativa para a entrevista. O ambiente era bastante simples, diferentemente do que eu estou acostumado em bancos, mas muito aconchegante. A coordenadora administrativa começou explicando como o clube funcionava e deu uma breve descrição do que precisavam, nada muito profundo, pois na verdade, ela estava esperando a chegada do Gerente Geral, o que não demorou muito para acontecer.

Quando o Gerente Geral chegou, acho que conversamos por uns 30 minutos. Tive a noção exata da vaga e me interessei muito, pois sabia que faria bem o papel. Mas... Sempre tem um mas... Havia algo ainda muito importante para conversarmos (para ambos os lados). Lógico que estou falando da questão financeira.

A pergunta foi mais ou menos assim: Agora que você já sabe da vaga, poderia me dizer qual a sua pretensão salarial? Respondi que não tinha nenhuma pretensão, mas que poderia diminuir meu salário pelo simples fato de trabalhar com esportes e falei o quanto eu ganhava atualmente. Eu diria que foi um nocaute! A resposta foi assim: É... (pausa longa)... é... (pausa curta)... o salário aqui é bem abaixo, mas vou ver o que posso fazer. Bom, estou esperando até agora. Acho incrível que nem tentaram! Não imaginaram que eu poderia abrir mão de algo por conta do sonho. Enfim...

Hoje fui chamado para uma nova conversa em uma empresa de Marketing Esportivo. Para trabalhar com planejamento e projetos. Resumindo, o que eu sei fazer melhor, mas com um assunto maravilhoso de fundo. PERFEITO! Um sonho! Agora preciso dar uma resposta, mas como tudo na vida não pode ser conseguido por completo, preciso conversar com minha esposa e fazer muitas contas, pois o salário é bem mais baixo que o que eu ganho atualmente. Vamos ver no que dá... Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos! Prometo contar novidades em breve...

Apenas para não deixar passar em branco, tinha dito que fizemos um trabalho de marketing nessa semana passada durante o curso, pois bem, apresentei o trabalho na quinta passada. Meus colegas de grupo não quiseram falar, pois disseram que como eu tinha feito a grande parte, seria justo apresentar também. Passo a vocês o trabalho (tela a tela) com algumas idéias para melhorar a renda e público em jogos da Associação Portuguesa de Desportos. Nada muito profundo e sem realização de Business Case para cada um deles analisando a viabilidade financeira, mas já serviu para um começo. Caso tenham sugestões ou críticas, fiquem a vontade...














domingo, 17 de julho de 2011

Final de semana listrado de preto e branco

Que final de semana foi esse? Só deu ela...



Apareceu 4 vezes na Copa América e na final do mundial Feminino!

Colômbia perdeu para ao Peru? Como pode isso?

Argentina perder para o Uruguai? Bom, isso até é possível, mas se compararmos as duas seleções fica impossível apostar no Uruguai, ainda mais jogando na Argentina.

Brasil perder para o Paraguai? Com o futebol que vínhamos apresentando, até seria possível. Mas vejam só que ironia, no melhor jogo do Brasil na Copa América, eu pelo menos achei, ficamos pelo caminho nos pênaltis e sem acertar NENHUM deles. Sinceramente até gostei do time no tempo normal e na prorrogação, mas o Mano fez alterações equivocadas e ficamos sem fazer gol. Nem nos pênaltis fizemos. Acho que não era dia mesmo!

Venezuela ganhar do Chile? Ahhh, de maneira nenhuma! Chile que vem jogando o melhor futebol até aqui... Pois bem, ficou pelo caminho também.

Se seguirmos dessa forma, teremos uma final Peru e Venezuela e com vitória da Venezuela. Será? Não duvido de nada, mas acho que o Uruguai vai sair da fila dessa vez...

Por fim, até o Japão levou contra os EUA na final feminina. Só zebra. Será que alguém acertou algum bolão? IMPOSSÍVEL!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pausa para um pequeno trabalho

Algumas coisas aconteceram que me fez deixar de escrever no blog.

Primeiro, estou fazendo um trabalho de Marketing sobre a situação da Portuguesa (renda e público) e propondo algumas ações que poderiam melhorar a situação do clube. Se serão utilizadas algum dia eu não sei, o fato é que vou ter uma "consultoria" sobre tudo aquilo que penso há anos.

Segundo que ando muito cansado, mesmo! Não tenho tempo para nada. É Blog, curso, trabalho, inglês, brainstorming para abrir algum negócio, livro (que ficou de lado novamente, só uma pagina até agora). Está complicado.

E por último, a internet resolveu ficar indisponível nos dois últimos dias.

Enfim, o trabalho será apresentado na quinta próxima e colocarei aqui na sequência para que todos possam fazer suas criticas.

Fui, vou continuar o trabalho enquanto escuto o jogo da Lusa... Precisamos manter a liderança!

Só para não esquecer de cornetar... que seleção meia boca essa do Brasil heim! Dá até sono de ver os jogos. Ao menos o Maicon entrou bem...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Até que enfim...

Até que enfim a empolgação e a alegria voltaram ao curso. Foi um dia atípico. As pessoas andavam um pouco desmotivadas com algumas aulas porque só tínhamos teoria. Pois bem, hoje a aula de marketing deu uma guinada e nos foi dado uma atividade em grupo para ser apresentado nas próximas aulas. O tema? Resolver a questão do público e das receitas de alguns clubes paulistas. Nesses estavam, Paulista de Jundiaí, Mirassol, Rio Claro, Mogi Mirim, Ituano e... e.... e... Portuguesa é claro. A média de público é realmente muito baixa. Por unanimidade, meu grupo (que possui mais um torcedor da lusa) ficou de “resolver esse pepino” da Portuguesa. Sinceramente, bem mais fácil que dos demais, mas como o intuito é aprender, tanto faz o clube em questão.

Confesso que tenho muitas idéias e que preciso colocar todas elas no papel e sinceramente, tenho que tomar cuidado para não colocar apenas minhas posições nesse trabalho, até pelo conhecimento que tenho do clube. Enfim, sexta feira estaremos no Canindé para continuar o trabalho. Isso que é unir o útil ao agradável, afinal, tem jogo da Barcelusa! Pior que ainda não avisei minha esposa e olha que essa semana, chegarei tarde todos os dias... Bico de Tamanduá bandeira deve vir por aí...

Prometo apresentar aqui o trabalho depois de concluído.

Até que enfim tivemos uma aula de História do Esporte onde as pessoas ficaram até o final. Uma discussão aberta entre todos os alunos sobre o problema da violência nos estádios, a relação com as organizadas, o efeito educação da população, a solução passando ou não pela elitização do futebol, etc. Foi uma discussão muito boa, mas confesso a vocês que passei boa parte do tempo anotando idéias para o Projeto de Marketing. Fiquei realmente empolgado com isso. Vai ser difícil pegar no sono hoje...

Até que enfim tomei vergonha na cara e comecei a escrever meu livro. Sei que foi apenas a primeira página, mas pelo menos comecei. Dei o primeiro passo. Estava empolgado no sábado e aproveitei a hora de sono da minha filha para mandar bala na escrita. Durou pouco é verdade, mas é apenas o começo. Preciso me policiar para escrever um pouco de cada vez... Chego lá!

Até que enfim a Barcelusa perdeu uma (rs). Depois de tantas goleadas, tinha que vir uma ducha de água fria mesmo. Também, esperar o que depois da reportagem feita pela Globo sobre o time (http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1552912-7824-EMBALADA+PELO+BARCELONA+PORTUGUESA+VIRA+O+BARCELUSA+NA+SERIE+B+VEJA+AS+COMPARACOES,00.html)? Tinha que ser zica mesmo... Brincadeiras a parte, juro que não acredito nisso e tenho certeza que são coisas que acontecem. Continuo confiando no trabalho do Jorginho que se mostra a cada dia um cara que realmente ama a Portuguesa. Abaixo, deixo algumas frases marcantes da entrevista que ele deu para o blog da Portuguesa. Vale muito à pena ler a entrevista inteira (http://blogdaportuguesa.blogspot.com/2011/07/entrevista-jorginho_04.html). São poucos no mundo do futebol que pensam como ele. Até que enfim temos o Jorginho...
O time está jogando pra frente. E quem joga pra frente, fica vulnerável. Quem se expõe ao ataque, também toma gols. Mas eu prefiro fazer gols, tomar gols e ganhar do que não ousar.”
“O que eu não quero é atleta sacana no elenco. Não quero jogadores que brincam com o sentimento do torcedor. E nós, que somos torcedores, sabemos bem o que é isso.”

“...independentemente de qualquer situação, o jogador tem que entender que a Portuguesa que é importante. Os jogadores, dirigentes, comissão técnica vão passar e o clube vai continuar. Tudo é uma passagem. Enquanto eu estiver aqui, quero contribuir para deixar a Portuguesa nas melhores condições possíveis. Quero, de alguma forma, contribuir para que os meus netos um dia torçam pela Lusa.”
“Eu gosto de ver o time jogando no ataque. Não é só pela conquista, é pelo prazer que o atleta tem que ter ao jogar. O time tem que ter vontade sempre. O jogador tem que ter prazer em jogar futebol, tem que ter alegria de estar na equipe e satisfação de vestir a nossa camisa.”
“Eu tenho um acordo com a Lusa e pretendo cumpri-lo até o fim do ano. Fico honrado e agradeço por possíveis por convites. Mas quero esperar e terminar um trabalho aqui na Portuguesa. Quero ser campeão com a Portuguesa neste ano.”
“A vida não é só dinheiro. Se fosse por dinheiro, eu já teria saído. Cara, meu filho faleceu, minha mãe está com Alzheimer. Eu trocaria tudo o que eu tenho para ter meu filho de volta, trocaria tudo o que eu tenho para curar a minha mãe. Como eu já te disse, eu tenho um compromisso com a Portuguesa e espero ter condições de cumprir esse compromisso. Amanhã ou depois eu não sei o que pode acontecer, mas meu foco hoje é ser campeão com a Portuguesa.”
“A Portuguesa vai voltar a ser a grande Portuguesa de antes. Vai ser difícil, mas nós vamos conseguir. A Portuguesa é muito maior do que muitos imaginam.”
“Você vai falar de novo comigo quando a Portuguesa for campeã! Em novembro ou dezembro, não sei agora quando acaba a Série B, você vai falar comigo porque fomos campeões e não porque conseguimos o acesso. Pode escrever! Temos que pensar grande, a Portuguesa é muito grande. Tem 19 clubes contra a Lusa, mas nós vamos ser campeões. Nós estamos fazendo algo pelo clube agora. E vaidade não vai adiantar nada, vaidade não fica na memória de ninguém. Já a conquista de um título é para sempre.”