segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Portugal Parte 2 - Que jogo!

Como disse no post anterior, Portugal e Bósnia pela Qualificação da Euro foi um jogo daqueles para nunca mais esquecer. É verdade que eu esperava um público maior. Até pouco tempo antes de iniciar o jogo ainda se vendiam ingressos na frente do Estádio.

Como havia dito, encontrei com meu tio (Gilberto) que mora em Pombal... 


...E que foi juntamente com alguns amigos (Roberto, Gonçalo e Godinho) para o jogo. Ficamos em um lugar maravilhoso, muito próximo do gramado e bem no centro do campo.


Antes do jogo teve uma pequena homenagem ao grande Luis Figo.


A torcida da Bósnia não era pequena, tinha mais de mil torcedores com certeza no estádio, mas criou-se um clima de guerra tão grande no jogo anterior que mal era possível escutar algo durante o hino da Bósnia. Depois o que se viu foi algo que emociona qualquer um. A execução do hino português foi simplesmente maravilhoso! Sem dúvida o momento mais esperado por mim.


Mal o jogo começou e Portugal partiu para cima. Bom lembrar apenas que o primeiro jogo na Bósnia havia sido 0x0 e que portanto, poderia haver prorrogação e até pênalti.

Logo aos 8 minutos falta para Portugal e quem vai bater... Cristiano Ronaldo! Daquele local é meio gol...


Portugal continuou atacando. A Bósnia não conseguia sair do seu campo. Foi então que começaram a perder um gol atrás do outro até que Nani aos 24 minutos de longe soltou uma bomba...


Jogo fácil, certo? Errado! Podia ter matado o jogo, mas continuou perdendo gols e mais gols...


...E no futebol, quem não faz toma! Gol da Bósnia aos 41 minutos.

 
O jogo que estava fácil e praticamente liquidado voltou a ter emoção e a Bósnia voltou ao jogo. Um pouco antes de terminar o primeiro tempo, reparei em algo interessante que eu não sabia. Muitos dos gritos das torcida da Portuguesa são gritos portugueses. Durante o tiro de meta e até o momento em que o goleiro chuta a bola e é reverenciado com um palavrão. Olha só, importamos de Portugal!


No segundo tempo, nada diferente, Portugal voltou com tudo e novamente aos 8 minutos Cristiano Ronaldo, desta vez em uma jogada de velocidade fez o terceiro gol. Infelizmente eu perdi o gol, só sobrou a comemoração. Nesse lance um jogador da Bósnia foi expulso, facilitando a vida de Portugal.


Portugal como não havia aprendido, passou a tocar a bola e com 15 minutos do segundo tempo a torcida já gritava olé...Reparem que a torcida pede um pênalti (acho que não foi) e muitos olham para trás para ver o replay. É que tem várias TV´s no estádio.


Nesse segundo vídeo é possível escutar um outro grito utilizado pela torcida da Portuguesa, além é claro dos "Olés" vindo da arquibancada. E quase saiu mais um gol...


Óbvio, mais uma vez brincaram e dançaram, pois em uma bola de bate e rebate na área, a Bósnia fez seu segundo gol aos 20.


Foi só uma simples reação e parou por aí, porque Portugal passou a atacar novamente, dominar o jogo e nos últimos 20 minutos fez mais 3 gols. O quarto deles foi do Postiga, muito criticado pela torcida, mas convenhamos, o cara é mesmo ruim. Pior de tudo é que o reserva dele é tão ruim quanto...


O quinto gol foi um golaço de falta marcado por Veloso.


O último, para acabar de vez com as contestações, foi novamente do Postiga. Ironia do destino...Até meu tio comentou!


No final, mais emoção, a primeira delas com a Ola no estádio...


...A segunda por escutar novamente o hino cantado no final do jogo.


Foi sem dúvida um dia que não vou tirar da memória. Uma festa daquelas. O melhor, voltei de metro, depois das 23h, desci num lugar deserto, passei por baixo de um viaduto na Praça de Espanha, com câmera fotográfica, filmadora e dinheiro no bolso e não tive nenhum receio de ser assaltado. Bem diferente do Brasil, infelizmente!

Próximo Post (Portugal Parte 3) será sobre o jogo que assisti pela taça entre Porto e Academica...

sábado, 26 de novembro de 2011

PORTUGAL Parte 1 - A Chegada


A chegada em Portugal foi boa, mas cansativa. Chegamos em Lisboa no sábado (12/11) ainda de madrugada, depois de não conseguir dormir nada durante o vôo! Muito apertado os bancos (já tinha esquecido como era) e para ajudar ainda tinha um gordão perto que parecia um porco roncando.  Resultado disso? Sono!

Fiquei em Lisboa a trabalho, mas não dá para dizer que não consegui aproveitar um pouco. Mesmo sem dormir curtimos (eu e minha esposa) Lisboa durante o final de semana todo (o tempo ajudou muito). Visitas ao Monumento dos Descobrimentos, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos não poderiam ficar de fora...

 Monumento dos Descobrimentos

Mosteiro dos Jerônimos

 Torre de Belém

...E nem as comidas típicas, como bacalhau, regado com um fado, camarão a beira mar e também o famoso pastel de Belém. 





Bom, eu não curto muito os pastéis, mas minha esposa que é maluca por eles saiu decepcionada, dizendo: “Não chegam aos pés do da Zeza!”. Zeza é a esposa de um tio meu. Tem tanta gente que fala desses pastéis dela... Acho que vou propor sociedade e fabricar um desses por aqui. Será que dá dinheiro?

Deu para ver o Estádio do Belenenses (Estádio do Restelo com capacidade para 25.000 lugares) e aproveitei para tirar uma bela foto. Pena que o time esteja na segunda divisão e pior, nas últimas posições.


A segunda chegou e com ela minha esposa se foi para visitar a terra de seus pais. Eu fiquei, afinal não estava lá de férias e sim a trabalho. Trabalhei o dia inteiro e não curti nada a noite, pois estava bem cansado. Na terça, após o trabalho, fui ver o jogo entre Portugal e Bósnia pelo Play-off da qualificação da EURO. Como quem comprou os ingressos foi meu primo de Pombal que estava vindo com alguns amigos, marquei de encontrá-los na frente do Portão 32, pelo menos é o que estava no ingresso. Ele também nunca tinha ido ao estádio da Luz, é Sporting!

Saí umas 19h do Hotel e fui para o Metrô ou como eles dizem por lá, o metro! Era bem perto, em 4 estações já estava lá. Desci e segui a maioria, mas não sem antes comprar uma lembrança do jogo. 


Passei por dentro do túnel que dá acesso a uma parte do estádio e tirei umas fotos, pois é todo desenhado.




Cheguei à frente da entrada 18 e perguntei no setor de informações como faria para chegar ao portão 32. Ele disse: "É aqui mesmo. Entre pelo 18 e por dentro você vai até o 32". Bom, expliquei que estava sem o ingresso e que marquei de pegá-lo na frente do portão 32. Ele disse para eu tentar dar a volta e ir para o outro lado. Foi o que fiz... Dei a volta no estádio inteiro em busca do tal portão 32. Passei pelo 16, 14, 12... Passei pela loja do Benfica, muito grande por sinal...





...Mas continuei em busca do tal portão 32. Cheguei no portão 8 e da lá, só com o ingresso na mão. 

Perguntei novamente e um tiozinho me disse que era do outro lado (onde eu estava antes) e lá fui eu novamente. Fiz uma peregrinação já que uma parte do estádio só se consegue contornar por uma avenida e não pelos seus arredores. Fiz isso e voltei ao mesmo ponto que estava. Resolvi ir até onde dava para ir e vi que aquela entrada não era só a 18, mas sim da 18 até a 32. Ufa, cheguei. Aquele primeiro cidadão tinha me passado a informação errada! Cheguei, mas não encontrei ninguém. 

Esperei por 30 minutos e resolvi ir até o shopping do outro lado da rua telefonar (em Portugal estava sem celular). Liguei e adivinhem... Caixa Postal! Coloquei 2 Euros no telefone e deixei recado. Gastei uns 0,04 euros, mas o telefone não me deu troco. Que beleza...

Voltei onde estava e assim que cheguei ali já vi meu primo e fiquei mais tranquilo. Recebi o tão sonhado ingresso...


Entramos e o estádio ainda vazio. Resolvi comer alguma coisa e esperar para o início do jogo, mas não sem antes registrar cada detalhe...




Bom, o jogo foi sensacional, mas como os videos são muitos pesados, ficam para a parte 2 dessa viagem maravilhosa...O youtube não ajudou muito...Aguardem...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Trabalhando...

Trabalhando muito em Portugal, por isso, nao tive tempo de escrever com calma, mas aguardem, tem muita coisa boa que colocarei aqui. As imagens do jogo de Portugal contra a Bosnia ficaram demais.
Sei que vai demorar um pouco, mas vai valer muito...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mas já?


O "Mas já?" pode parecer que estou falando da antecipação da conquista, afinal com 3 rodadas de antecedência e já ganhamos o título. Para falar bem a verdade, comemorei muito mais contra a Ponte, afinal, foi naquele jogo que definimos de vez que seríamos campeões. 

Cheguei ao Canindé cedo desta vez, afinal na última vez foi infernal. Fui novamente acompanhado de alguns colegas simpatizantes da Lusa. Na última hora ficamos desfalcados de outro colega (meu xará por sinal) que ficou preso no trabalho, mas não faltarão oportunidades no ano que vem... Uma nova Lusa nasceu em 2011!

Um colega levou sua câmera, muito melhor que a minha, diga-se de passagem, e saiu registrando tudo que via, desde a entrada do clube, até a lanchonete, que já estava lotada...

Chegada ao Canindé

Cabra, Lucas (com a camisa do Dener) e Thibolão...

Enquanto íamos comprar os ingressos, mostrei o ilustre torcedor da Lusa (João Carlos Martins) e meus colegas resolveram tirar uma foto com ele...

João Carlos Martins
 
Depois disso fomos comer e lá encontramos outros dois colegas, um deles, aquele mais gordinho, mais para frente vai se mostrar um grande torcedor da Lusa. Mas não era São paulino? Não entendi... O outro é um amigo de infância, santista que adora futebol...

Pedimos então algumas alheiras e alguns bolinhos. Dá para passar vontade olhando as fotos não dá?

 Água na Boca

 Thibolão, Lucas, Stambon, Eu e Marcel

Entramos no estádio ainda cedo e aguardamos o início da partida. A torcida foi chegando, chegando, até lotar o estádio. 

O jogo nem começou e tomamos o gol. Nada que fizesse alguém ficar muito preocupado, afinal, esse time da lusa é realmente diferente de todos os outros.

A partida começou a ficar bastante complicada, pois o Sport marcava muito bem, sem dar espaços em seu campo e a Portuguesa meio perdida, errando muitos passes. Foi então que o Marcelinho Paraíba teve uma chance de bola parada. Olhei para meu colega Thibolão e disse, pode filmar, vai ser uma defesa do Weverton. Bom, foi assim...


 
Daí em diante a Portuguesa melhorou bastante e começou a criar mais chances. Nosso querido Rai não acertava um passe. Olhei para o Stambon que não parava de reclamar e disse: 
- Se continuar assim, o Jorginho tira o Rai e coloca o Ivo, deixando o time ofensivo.
- Stambon, relaxa, esse time vai virar no segundo tempo. O gol do título tem que ser aqui desse lado...

Bom, quase acertei tudo, só errei o fato do Jorginho ter tirado o Rai ainda no primeiro tempo. 

A Portuguesa foi melhorando e criando oportunidades, duas delas com o Marco Antônio (já ensaiando o que viria no segundo tempo)...

Marco aprendendo com Anderson como bater falta e Stambon mostrando seu amor pela Lusa.

 Uma hora ela vai entrar, continue tentando...

Segundo tempo começa e a Lusa é outra. Domina completamente o jogo. O goleiro Magrão só faz cera. Não demora muito e a Lusa empata e o câmera man Thibolão consegue pegar o gol. Acho que vou chamá-lo em todos os jogos...

 Que golaço...
 
A Lusa com o resultado era campeã, mas não para de atacar (maneira Jorginho de se jogar) e tem um pênalti claro não marcado...

 Juíz cego

O segundo gol não demora e o grito de campeão vem junto em uma jogada maravilhosa do Luis Ricardo. Mais uma vez Stambon mostra como é ser um torcedor da Lusa. Nessa, até Lucas grita “É campeão”!

 Gol e grito de "É campeão!"

 A Portuguesa continua no ataque criando chances e tentando ampliar. Marco Antônio gostou de arriscar de longe e a torcida foi fazendo sua festa...

Marco Antônio novamente

Festa da Torcida 

Mas nem tudo foi festa. Acabamos tomando o empate e o jogo ficou um pouco mais tenso. Embora o Sport apertasse a Lusa, no contra ataque éramos mais perigosos...

 Quase Edno

 O jogo foi assim até o final e a torcida conseguiu gritar muito: "É campeão! É campeão"!

Festa 1

Festa 2

Festa 3

 
Momento de agradecimento


Festa na saída


Particularmente, não me considero campeão, embora acredite que esse ano, com essa campanha, foi de extrema importância para a Portuguesa e principalmente para aquela enorme quantidade de garotos e garotas que viram uma Portuguesa diferente da que eu vi, basicamente fomos um time de segunda divisão por uma década. Essa campanha tem tudo para ficar na história do clube e de se tornar o momento da virada. Aproveita Portuguesa...

Acho ainda que o sucesso da Lusa, passa pela permanência do Jorginho no clube. Caso não fique, tenho receio do nosso futuro. Com ele, tenho certeza que seremos grande! 

Bom, comecei dizendo no início do Post que o "Mas já?" não era pela antecedência da conquista, mas então, porque será? É simples. Fiquei 34 anos sem conseguir gritar "É campeão" e meu filho (descobri ontem que será um menino), que nem nasceu ainda (13 semanas) já sabe o que é isso. 

Espero que ele veja a Portuguesa que eu vi nos anos 90, mas com a diferença de ver títulos...