Demorou, mas consegui. Cada vídeo desses (estão no final do post) para subir no "youtube" demorou cerca de 16 horas, fora os erros que aconteceram, mas tudo bem, entre mortos e feridos, salvaram-se todos!
Na quinta estive novamente na federação paulista, desta vez para assistir a palestra de Carlos Alberto Parreira. Tinha muita gente, inclusive Adilson Batista, Ivair (jogou no Bragantino com o Parreira), Medina e apresentando Mauro Beting. Era a abertura de um novo curso na federação sobre técnicas de campo e essa primeira aula deles foi em conjunto com a nossa turma de Gestão.
Parreira veio fazer uma palestra sobre a equipe do Barcelona e a primeira frase dele foi: "Todos querem ser o Barcelona. Não tentem! Vocês não vão conseguir, assim como ninguém conseguiu copiar até hoje a seleção de 74 da Holanda".
Passou um pouco pela história do futebol e os grandes times que existiram até hoje, como Arsenal dos anos 30 (inventou o terceiro zagueiro), Honvéd nos anos 50 (time de Puskás e base da seleção Húngara e que começou a jogar com 4 homens no ataque, sendo 3 fixos e um vindo de trás), Real Madrid também em 50, Internazionali nos anos 60 (marcação homem a homem), Ajax e Bayer de Munique em 70, Milan nos anos 80/90 e Liverpool em várias épocas. No Brasil falou do Santos e do Botafogo de 60, Flamengo de 80 e São Paulo de 90.
Sobre o Barcelona, colocou que esse time que estamos vendo hoje, começou a ser "montado" nos anos 70 com a influência da Escola holandesa (sempre jogando no 4-3-3) e por passagens de Rinus Michels, Johan Cruyff, L Van Gaal e Frank Rijkaard por lá.
Características do Barcelona:
- "Passe é a maior qualidade do futebol". É como é feita a comunicação entre os jogadores.
- "Apertou, usa o goleiro e sai pelo outro lado".
- "Ficar com a Bola e não perdê-la nunca na defesa".
- "Contra atacar o contra ataque". Assim que perde a bola, aperta o adversário para não dar o contra ataque ao adversário.
Explicando o Barcelona, passou pelo Brasil e a forma de jogar da seleção Brasileira (um parênteses, o jogo contra a Costa Rica acho que foi o pior jogo do Brasil que vi na vida, coisa Horrível!). Disse que o Brasil não deve fugir das suas características que são: Linha de 4, marcação por zona e posse de Bola.
Respondendo a uma pergunta do Adilson Batista de como parar o Barcelona, respondeu o seguinte: "Não sei como parar o Barcelona, talvez adiantando a marcação e tendo coragem, pois quem ficou atrás não conseguiu parar esse time (Deu exemplos do Real, Manchester e Arsenal). É preciso tirar o Barcelona da sua zona de conforto, mas nunca mude sua forma de jogar por conta do adversário".
Bom, deixo 27 minutos de explicação do Parreira em cima das imagens do Barcelona (e algumas da seleção Espanhola). Desculpem-me a qualidade da gravação, mas foi o melhor que consegui fazer com uma máquina fotográfica e com a mão esticada tentando fugir das cabeças que estavam na frente... Aproveitem.
boa tarde caro colega de gestao, acho que vc esta mais perto do seu sonho,vamos formar uma equipe ou time que realizaremos o sonho de todos,juntando as qualidades de cada um Willian, Otavio e Cabral, esta muito proximo, grande abraço
ResponderExcluirWillian Nadir
Assim espero tb...
ResponderExcluir