Muito se falou nessas duas semanas sobre o Barcelona. Desde que o Santos tomou aquela surra do time espanhol no domingo passado, dia 18/12, só se falou disso nos programas esportivos. Engraçado nisso tudo é que só agora se deram conta da máquina que é esse time espanhol. Será que não viram nenhum jogo até agora? Lógico que futebol não é uma ciência exata e que de todos os esportes existentes é sem dúvida o menos previsível, mas achar que o Santos tinha time para ganhar do Barcelona chega a ser um absurdo.
Antes que digam: “Agora é fácil falar”, quero dizer que estive em um off site da minha empresa na quinta e sexta antes do jogo e discutia isso com um amigo Santista. Ele dizia que as chances do Santos frente o Barcelona era algo como 40/60. Eu dizia algo como 20/80, isso se o Neymar e o Ganso estivessem inspirados, caso contrário seria 10/90. Dito e feito. Depois do desastre conversamos e ele admitiu que não teriam chances mesmo. Disse ainda que ao menos o Santos deveria ter jogado um pouco de bola, assim como muitos disseram nos programas durante toda essa semana... Mais uma vez fui obrigado a discordar. Não foi o Santos que não jogou, mas sim o esquema de jogo do time espanhol que não deixa os outros jogarem. É um esquema egoísta mesmo, SÓ ELES JOGAM! Lembra muito aquele moleque mala da infância que se ele não jogar, leva a bola embaixo do braço para a casa e se manda. O Barcelona é assim, enquanto está com a bola... Mantém... Enquanto está sem ela, marca muito para recuperar a posse de bola. É assim em todos os jogos, porque contra o Santos seria diferente?
Se servir de consolo e tenho certeza que serve, não existe time no mundo que chegue aos pés do time espanhol do Barça. Para ser sincero, esse é o Melhor time que eu já vi jogar. É simplesmente fantástico.
Essa semana o Esporte Espetacular da globo mostrou uma reportagem muito boa sobre a tática do time espanhol. Para quem não viu, vale muito à pena.
A reportagem fala da posse de bola, da recuperação da mesma a todo custo, da triangulação e da troca de passes em espaços muito curtos, movimentação, de não jogar com um homem de área e nem com um volante de contenção, etc. Comparam as seleções de 70 e 82 do Brasil e do carrossel holandês de 74 com esse time do Barcelona. Sem dúvida que eram times fantásticos também e que sabiam tocar a bola, mas esse time do Barça é simplesmente perfeito, eles não erram um passe! Julgo dizer que é o melhor time que já existiu, mesmo não tendo visto os times do Real Madrid e do Santos das décadas de 50 e 60 respectivamente.
Pronto, vou apanhar agora dos saudosistas, mas vou tentar explicar melhor. Esse é o melhor TIME do mundo, não em qualidade de jogadores, mas no conjunto da ópera. Existiram inúmeros times melhores que esse Barcelona (inclusive dentro da própria história do Barcelona) em matéria de bons jogadores, mas como GRUPO, sem dúvida esse é melhor. A união demonstrada por esse time no papel de seu técnico é simplesmente brilhante. A disciplina tática, o pensamento de que sou só mais um na engrenagem nunca funcionou tão bem em uma equipe de futebol. Eu diria que esse Barcelona é algo revolucionário. Algo que deve ser copiado não só no futebol, mas em todos os esportes coletivos e até em nossas empresas.
Acho que esse time é algo para se guardar na memória e contar para filhos e netos e acho também que dificilmente algum outro clube conseguirá repetir tal forma de jogo com tamanha perfeição, isso porque acredito que esses jogadores tenham características de coletivo e não individuais. O Messi é um craque, que joga ao lado de outros grandes jogadores como Xavi e Iniesta, mas que diferentemente de tantos outros craques, joga pelo grupo! Esse time será a meu ver algo como a seleção holandesa de 74. Muitos tentarão copiar e nenhum conseguirá!
O Barcelona é a exata transcrição da frase: “Um por todos e todos por um”!
Para terminar, apenas um alerta. Se o Barça continuar assim até 2014, essa copa já tem dono... Espanha levará com pé nas costas, porque o Messi sem o Barça não é nada, mas o Barça sem o Messi e sem seus laterais continua sendo uma máquina!

Du,
ResponderExcluirPrimeiramente queria te parabenizar pelo blog. Esses últimos posts ainda que foram sobre Portugal estão o máximo. Foi emocionante ler cada linha que vc escreveu. Resolvi aproveitar aqui para escrever algumas coisas que penso de vc. Algumas qualidades que se comparam ao espetáculo do futebol que leva tantos torcedores ao delírio.
Quero que saiba que pra mim vc é:
- mais espetacular que os dribles mágicos do Dener no jogo de 93 contra o Santos
("A morte o surpreendeu enquanto ele (Dener) dormia. Se ele tivesse acordado, até ela seria driblada")
- mais fantástico que o gol de bicicleta do Enéas em 74
- mais admirável que a tabelinha da Lusa contra o Santos em 72
- mais maravilhoso que a defesa do Weverton no jogo da Lusa contra o Criciúma
- mais competente que o Jorginho que deu a Lusa o título da série B e que o Candinho que levou a Portuguesa à final do Campeonato Brasileiro em 96
- mais lindo e verdadeiro que todas as frases do Armando Nogueira
- mais merecedor que qualquer torcedor da Lusa...
Finalizo com uma frase que gosto muito e queria que vc acreditasse:
"O que você deseja também está à sua procura"
Lourenço Prado
Um grande beijo da sua irmã que te ama muito, muito, muito...Nessa