quarta-feira, 29 de junho de 2011

BARCELUSA, será?

Hoje infelizmente não acompanhei o jogo, pois estava na aula, mas novamente recebi SMS de algumas almas caridosas que não me deixaram sem informação. Valeu todo mundo!

Vamos a Portuguesa, ou melhor, BARCELUSA! Não sou eu quem está dizendo, tirei do site Globo.com. Mas que esse time está jogando muito, isso está. São 8 jogos, 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Até aí, não parece muita coisa, mas o que impressiona é a quantidade de gols. São 25 gols até agora, o que dá uma média maior que 3 gols por partida. Nas últimas 3 partidas, foram 3 goleadas. Espero que continuem assim...


VAMOS SUBIR LUSA!

domingo, 26 de junho de 2011

LUTO

Estou de luto. A sensação é a pior possível. Desde a sexta feira, 24/06 às 18h passei a me sentir desanimado, frustrado, triste... Afinal, perdia ali, naquele momento algo muito, mas muito importante. Minha liberdade, minha tranquilidade, minha motivação. Todas essas, escapavam pelos meus dedos. Como uma pessoa que segura com toda a força do mundo um punhado de areia da praia, mas que aos poucos esta vai caindo, caindo, até não restar mais nada. Foi assim que me senti quando percebi que minhas férias haviam acabado. Foram apenas 10 dias é verdade, que somados a emenda do feriado e aos finais de semana se tornaram 14 dias consecutivos, mas não sei o que acontece com a nossa cabeça quando saímos de férias, que parece que todos os problemas existentes (ligados ao trabalho, é claro) deixam de existir de uma hora para outra e que nunca mais irão voltar. Doce ilusão. Tudo na vida tem seu tempo e este é o único que não dá trégua, a ninguém!


Pode parecer um exagero para quem lê esse post comparar um Luto ao término de umas férias. Pode parecer mais exagerado ainda para alguns que eu escreva sobre isso ainda estando empregado. Mas vou dizer uma coisa, não vejo problemas. Digo isso, porque desde que comecei a escrever esse blog, fica claro a minha vontade e meu sonho em relação ao trabalho. Quero trabalhar com Esportes (preferência com futebol) e pronto! Sei qual é o meu profissionalismo nessa hora e sei que amanhã vou me dedicar ao máximo no meu trabalho quando pisar novamente no banco, assim como sempre fiz, mas é fato que me sinto muito mal hoje. Sei que à medida que o dia for caminhando para o seu final, as sensações estarão ainda mais afloradas e fortes na sua intensidade e sei que o ápice será durante o fatídico programa da globo chamado FANTÁSTICO. Como pode um programa de domingo à noite (pior até que uma segunda feira) ter esse nome?
Voltando ao assunto trabalho com amor, faço a analogia ao amor que temos também pelas pessoas. Não é bom quando estamos com a pessoa que amamos? Ou quando estamos com os familiares que amamos? Filhos, pais, avós, esposa... Ou quando estamos com nossos verdadeiros amigos? Pois é, no trabalho é igual! Fico imaginando a alegria de uma pessoa que trabalha com AMOR. Deve dormir no domingo a noite com uma sensação de PAZ no coração. Acordar na segunda com ímpeto elevado para fazer o que gosta. Quando chegar a sexta feira, sentirá algo normal e não um alívio como alguns (muitos) sentem. É, isso não tem preço! Quer dizer, na verdade tem, afinal, ninguém coloca uma arma em nossas cabeças para irmos trabalhar todos os dias. A necessidade acaba fazendo isso e junto, nos conformamos e digamos... Seguimos em frente.  
Só o que me deixa um pouco menos arrasado é o fato de ter muitas pessoas bacanas e amigos de fato no trabalho, o que acaba aliviando o peso do dia a dia. Incluindo meus superiores que são pessoas muito boas.
Apenas para não passar em branco, ontem aconteceu mais uma vitória da Lusa. Mais uma goleada. Agora líder e com o melhor ataque entre as Séries A e B. Parabéns Jorginho pelo excelente trabalho. O Edno fez novamente 2 gols e desta vez, com goleiro. Com certeza aliviou um pouco minha angústia.
Para finalizar, vou dar um recado para uma pessoa especial. “As coisas acontecem em nossas vidas, não é por acaso. Tudo tem uma explicação para acontecer de uma forma ou de outra. Sua decisão foi a mais acertada, tenha certeza. Cometer um erro pela mudança é melhor que a dúvida eterna de uma escolha não realizada. Tempo ao tempo. Pense, reflita... com calma! Se ainda assim sua decisão for a mesma, ao menos você terá certeza da sua escolha”. Conte comigo!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Tenho que admitir, o Jorginho vem fazendo um bom trabalho

Vou ser sincero, nunca achei que o Jorginho fosse um cara que resolveria os problemas da Portuguesa dentro de campo (porque fora dele, com Mané da Lupa e Iauca não tem como resolver) e mesmo estando no início da Série B vem mostrando que o time está se ajustando. Parece que achou uma maneira adequada de montar o time e vem dando certo. Ofensivo, com apenas um volante de fato, já que o Marco Antônio não é bem um volante embora faça a função e o Ferdinando que está machucado.
Infelizmente ainda temos algumas posições MUITO carentes, embora em outras, estejamos bem servidos.
No Gol o Weverton não inspira confiança, embora não ache que seja um goleiro horrível. Bem, na verdade, espero mesmo que o Bruno que veio do Palmeiras assuma a posição de titular em breve, pois acho um ótimo goleiro. Fantástico seria se o Muriel (fechou o gol esse final de semana) tivesse sido liberado pelo Internacional de Porto Alegre, pois esse sim é um excelente goleiro. Mas como a nossa diretoria é muito boa em negociar, mandou o Fabrício para lá (já foi tarde) e não colocou na época o Muriel na negociação. Não fez e perdeu! Incompetência é assim mesmo.
A lateral direita onde nem Pimentel (lateral de “formação”) e nem Luis Ricardo (que é atacante, vejam só) tem condições de serem titulares e continuamos carentes de um jogador na posição.
Na zaga, o Mateus é muito fraco também. Embora seja um jogador alto, parece estabanado e está sempre mal posicionado. Por outro lado, parece que encontramos um zagueiro bom depois de longos anos, no caso, estou falando do Rogério, que embora de baixa estatura, parece ser bem técnico. Espero que o Jorginho encontre um parceiro bom para ele.
Na lateral esquerda o Cordeiro é cheio de altos e baixos, mas quebra o galho. Precisamos é de um reserva para ele uma vez que não temos. Saudades do Leonardo, Zé Roberto...

Como volantes temos uma grande surpresa que é o Guilherme, garoto da base. Um baita jogador. Tem muito para melhorar, ainda perde bolas bobas no meio campo, mas marca muito e aparece bem na frente chutando de fora da área. O Ferdinando que está de fora (contundido) até marca bem, mas é ruim de bola, não acerta um passe. Por último, o Marco Antônio que para mim é meia. Para ser sincero, sou fã dele. Acho um jogador diferenciado e nesse time do Jorginho, parece ter se encontrado depois de muito tempo.
No meio temos o Henrique (garoto da base) que é bem meia boca, mas por ser da base eu respeito e tento incentivar, mas confesso, nesse último jogo reclamei muito dele, só fez besteira, embora na televisão (melhores momentos) tenha feito um gol e participado de outros 2. Foi eleito o melhor do jogo pela Globo. Definitivamente não viram o jogo!
O Ananias é bem fraco, mas está dando conta do recado. Para a Série B quebra o galho. O Edno, bom, é o Edno. Eu não espero nada, nunca achei nada disso que falavam. Torço apenas pra que jogue um pouco do que já jogou na Lusa e faça gols, mesmo que sem goleiro, como os dois que fez nesse último jogo.
Na frente temos Jael, o cruel! E além de cruel, é idiota também. É um finalizador, jogador de área, mas burro feito uma porta. Foi expulso do jogo contra o Paraná com 3 minutos e prejudicou o time. Ontem, com o time ganhando de 5 x 0 arrumou uma briga com o Marco Antonio para bater uma falta e pior, bateu. O Marco ficou revoltado, afinal é o batedor oficial do time. Nessa, o Jorginho errou, deveria ter obrigado o Marco a bater a falta. Acho que ele ficou com medo de apanhar do Jael, afinal, ele já bateu em diretor (quando estava no Bahia), porque não bateria em treinador?
Essas atitudes estúpidas de alguns jogadores irritam a todos que gostam do esporte, mas nesse final de semana, novamente o Grande Marcos mostrou que ainda existe esperança. Mais uma vez mostrou o caráter que tem, se negando a bater um pênalti no jogo contra o Avaí, onde o time já ganhava por 4. Pessoas como ele precisavam existir em grande quantidade no futebol, mas infelizmente, o tipo de jogador que mais vemos, são os “Jaeis”, “Adrianos” e “Marcelinhos” (me refiro ao carioca que parou de jogar). Acho que o que falta mesmo é educação nesse país, o resto, será conseqüência.

E que venha o Goiás que anda mal das pernas. Meu medo é que a Portuguesa adora ressuscitar time morto...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Qual caminho queremos seguir? Ainda dá tempo de uma mudança de rota...

Hoje saiu no Futebol Finance a Receita dos clubes da Premier League com Televisão. Vou cravar isso novamente. Em minha opinião, estamos tomando o caminho errado na condução desse assunto no Brasil. Caminho esse que foi percorrido pelo campeonato Espanhol e Italiano e que ao longo do tempo foram perderam espaço para o campeonato inglês. Vou explicar melhor. Vejam o quadro abaixo:



Na Premier League existe um valor considerável (Aproximadamente 66,6%) das cotas que é dividido de forma igual entre todos os participantes. Uma segunda parte (Aproximadamente 16,6%) é distribuída de acordo com a posição no campeonato, ou seja, também de forma igual. Somente os outros 16,6% são entregues aos clubes que mais transmitem seus jogos e olha que ainda assim, o clube que mais teve seus jogos transmitidos foi de 26 jogos, contra 10 dos que tiveram menos jogos transmitidos. Isso só explica a tentativa de deixar o campeonato forte. "Descobriram" que quando se tem 20 times bons, quem ganha é o campeonato todo. Por aqui, preferem seguir o caminho da Itália ou da Espanha, ou seja, campeonatos que perderam a graça. Bom, se a idéia é mesmo acabar com o futebol brasileiro no médio prazo, acho que estamos no caminho certo...

Mudando um pouco de assunto, preciso comentar que estou em férias e nada é tão bom quanto isso... Tudo tende a ser mais tranquilo,  mesmo que na prática não seja bem assim. Férias é sinônimo de tentar fazer tudo aquilo que se arruma desculpa o ano inteiro para não fazer, e lógico, a desculpa é sempre a mesma, falta de tempo. Pois bem, estou cheio dessas coisas para fazer e até agora não fiz nada ainda, a não ser comprar o material para fazer alguns reparos na casa, como rejunte do banheiro, ajustar algumas maçanetas, dentre outras coisas. Se bem que convenhamos, tirar duas semanas de férias, não pode ser chamado de férias, mas sim de um breve descanso. Quando o corpo está começando a se acostumar com a vagabundagem, já temos que voltar ao trabalho... Vida ingrata!
Até o momento descansar é tudo que posso dizer que não fiz, mesmo não tendo conseguido fazer nada do que queria. Para quem não tem filho, ou não fica o dia inteiro com ele, não sabe do que estou falando. Vou dizer uma coisa apenas, bendita sejam as babás, avós, mães... Como é difícil cuidar de um filho. Cem por cento de dedicação de tempo. Mas vou contar uma coisa para aqueles que acham que isso pode ser uma desculpa para não mudar sua vida agora tendo um filho... VALE CADA SEGUNDO!

Para não deixar passar em branco, hoje foi dia de jogo da Lusa e como sou um cara responsável, mais uma vez estive no curso e não no jogo, mas um colega de turma não resistiu e foi ao Canindé. Me passou SMS durante toda a aula e no final, deu LUSA. Ainda estou meio desconfiado desse time, mas acredito que temos como subir. É preciso acreditar, SEMPRE!

Para fechar, não sei se vocês tiveram oportunidade de ver, mas passou um documentário na Globo News, mais precisamente no programa arquivo N, cujo nome era: Arquivo N faz homenagem ao futebol arte. Eu achei o programa sensacional. Vale a pena para quem não viu, é bem rapidinho...

 http://g1.globo.com/videos/globo-news/arquivo-n/

Depois digam o que acharam do programa...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia infernal, noite que poderia ter sido fenomenal

Ontem foi um dia daqueles na cidade de São Paulo. Uma ventania que derrubou árvores, deixou bairros inteiros sem luz, semáforos desligados, um verdadeiro inferno. Eu saí por volta das seis e trinta do banco e fui para a federação paulista. Saindo da garagem parecia que estava em um simulador de parque de diversões, tamanho era o vento que sacudia o carro. Foi bem fácil chegar à Barra Funda, vocês nem imaginam.

As oito em ponto cheguei ao curso. Cheguei, mas não fiquei, porque a aula havia sido cancelada minutos antes, por falta de quórum e também porque o prédio minutos antes estava sem luz. Pensei comigo, bem que podiam ter avisado, mas mesmo assim, ao menos consigo chegar para ver a despedida do fenômeno, isso, se o trânsito deixar. E olha que deixou, em 30 minutos estava em casa, um verdadeiro milagre.

Expectativa pelo jogo, ou melhor, pela despedida. Coloquei-me na frente da televisão, esperando o término da novela. Por falar em novela, o que será que vai acontecer com o Léo? Ops, estou mudando de assunto... Vamos voltar para a despedida. Sentei-me confortavelmente na cadeira da cozinha. Cozinha? Isso mesmo, cozinha! A TV a cabo de casa resolveu “cair”, juntamente com a internet e eu fiquei assistindo ao jogo no conforto da minha cozinha, em uma TV de 14 polegadas e com a antena coletiva. A imagem é uma maravilha!

De qualquer forma, isso não tirou o brilho e a vontade de ver a despedida do fenômeno. Eu me perguntava a todo o momento, o que será que irão fazer para o Ronaldo? Ele merece tanta coisa, por tudo que fez pelo Brasil e pelo futebol. Deve ser uma despedida de gala, pensei eu. Imagino que outros milhões de brasileiros pensaram o mesmo, inclusive os que estiveram no Pacaembú. É, não foi nada disso. A CBF fez uma despedida para o Ronaldo de forma melancólica, medíocre, infeliz e não fenomenal como ele. Uma pena. Definitivamente, esse gênio da bola merecia muito mais.

Sobre o jogo, os Deuses da bola poderiam ter ajudado um pouquinho, só um pouquinho. Faltou tão pouco para um gol do fenômeno. Foram 3 chances em 15 minutos, mas quis o destino que não tivéssemos gols na sua despedida. Ele deve ter gasto ao longo de toda sua carreira, principalmente em copas, onde é o maior artilheiro da história.

Vai deixar saudades. A camisa 9 do Brasil não sabe quando receberá outro gênio para vesti-la. Principalmente, um que passou por tantas dificuldades e que conseguiu passar por cima de todas elas. Valeu Fenômeno!

Como disse antes, esse texto eu deveria ter escrito ontem, mas a ventania não deixou... Coisas da vida!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobre o jogo de hoje...

...(derrota para o ABC no CANINDÉ), só me resta uma coisa a dizer...


                     O Silêncio explica muito!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Na total escuridão, pôde-se ver um pequeno feixe de Luz

Na total escuridão, pôde-se ver um pequeno feixe de Luz. Estou fazendo alusão a busca contínua pela 1ª oportunidade dentro da área. Pois bem, ela aconteceu. Infelizmente, não vou colocar onde aconteceu e nem quando, mas posso dizer que foi graças ao que chamamos de "QI", ou seja, "Quem Indica". Consegui essa conversa por meio da mãe de um grande amigo, daqueles que podemos chamar de "Melhor Amigo" e que raramente chegamos a ter mais de 5 durante toda a nossa vida. Amigos que você realmente pode contar nos momentos mais difíceis.

Não sei se essa oportunidade irá ou não vingar, mas sei dizer que veio como um ânimo para seguir nessa busca. Podia enxergar isso de uma forma totalmente diferente, pois veio por uma indicação e não por "meus próprios méritos", mas prefiro ver de outra forma e analisar o copo meio cheio. A oportunidade veio e é isso que importa. Prometo contar mais assim que puder, mas vou parar por aqui e deixar o resto para cenas do próximo capítulo...

Mudando um pouco de assunto, nessa semana tivemos um jogão de futebol. Pela final da Champions, jogaram Barcelona e Manchester United. Foi uma tremenda covardia. Esse time do Barcelona pode até não ser imbatível, mas é um senhor time! Toca a bola como nenhum outro, é algo impressionante de se ver. Fiquei tentando puxar na memória e lembrar algum outro time que eu tenha visto jogar (tenho "apenas" 33 anos, os mais velhos que me desculpem) que se compare a esse do Barcelona e juro que não me lembro. Vi grandes times jogarem, como o Brasil de 82 (lembro muito pouco, mas era um grande time), o Palmeiras de 96, o Ajax de 95, o Milan de 89, mas não me lembro de ter visto algo próximo do que joga esse time do Barcelona. Sem dúvida nenhuma que adoraria ver na final interclubes o Santos, mas só vale se ficarem Ganso e Neymar até o fim do ano. Seria um jogo inesquecível, embora acredite que o Barça leve fácil, se bem que no mundo do futebol tudo pode acontecer.

Outro jogo interessante, seria ver o Porto contra esse time do Barcelona. Eu sei, eu sei, não dá para comparar, nem com o Manchester, quanto mais contra o Barcelona, mas vocês hão de convir comigo que o Porto ganhou tudo que podia. Campeonato português, Taça e Europa League. Esse jogo precisava acontecer, uma pena...

Estou colocando um vídeo, não do jogo, mas da chamada do jogo, achei legal.



Com relação ao curso, não tivemos nada de novo, a não ser o fato de termos recebido a presença do Sr. Virgilio Elísio da Costa Neto, diretor de competições da CBF para uma palestra. De interessante, vale colocar que ele desmentiu a criação de uma Série E dentro do futebol brasileiro, enquanto não conseguir fazer da série D uma competição auto-sustentável. Diz ele que a série C já se sustenta. Bom, se ele que é da CBF está dizendo, quem sou eu para discordar.