Desculpem-me por falar essas coisas e não falar de futebol, ou do curso, ou de qualquer outro esporte, prometo comentar sobre as aulas no final desse post, mas desde a semana passada quando vi um carro atropelar um cachorro na rua, e seguir adiante como se nada tivesse acontecido, perdi as esperanças no ser humano. Estamos perdidos! Minha reação nessa situação também não foi nada inteligente, pois quando vi que algumas pessoas estavam socorrendo o cachorro que tinha dificuldades para andar, não pensei duas vezes e acelerei o carro, fazendo o carro que atropelou o cão parar no quarteirão adiante. Falei tudo que me veio na cabeça e fiz a mulher que dirigia o carro voltar até o local para ajudar o cão, mas fico pensando: estava eu com minha filha no carro e podia ser um idiota qualquer armado no volante. Fiz besteira com certeza, mas aquilo me revoltou.
Hoje, com esse acontecimento que vi, resolvi escrever. Esse país onde as pessoas de vangloriam de levar vantagem em tudo (Lei de Gérson), onde pagamos impostos absurdos e não temos NADA em troca, é uma vergonha. Estive até esse último final de semana com primos da minha esposa que são portugueses e moram em Luxemburgo. Eles contavam (reclamavam) durante um almoço, que pagavam algo em torno de 18% de imposto sobre a renda e que por terem se casado, agora era algo em torno de 16%. Quando contei para eles que nós pagamos 27,5% de imposto e não temos direito a educação, saúde, transporte de qualidade, etc., só faltou eles dizerem: "E o que vocês estão fazendo aqui ainda"? É, eu me pergunto a mesma coisa.
Alguns podem dizer que a história é a culpada por tudo isso que acontece atualmente no país, que se não fosse a forma de colonização (exploração) que tivemos, jamais seríamos assim. Besteira! Tivemos mais de cem anos para resolver nossos problemas e não fizemos NADA! Muito fácil colocar a culpa nos outros e não fazer nada para melhorar. Isso nos conforta, não é? Além disso, não precisamos trabalhar para mudar nada, basta colocar a culpa nos outros.
Espero estar enganado, mas não vejo saída para o Brasil. Esse governo populista que se instalou no país jamais resolverá nossos problemas e para ser sincero, acho que nenhum outro partido fará algo...
Desculpem o desabafo. Vou falar um pouco do curso...
Na última quinta tive aula de Administração Esportiva e uma coisa que me chamou atenção, foi a descrição de torcedor dada pelo "professor". Torcedor é aquele que consome produto ou serviço (vai ao jogo) do clube, o resto, é simpatizante. Gostei desse conceito. Hoje se diz que o Flamengo tem mais de 30 Milhões de torcedores, mas isso é pura mentira, pois a grande maioria não ajuda em nada o clube. Será que podem ser considerados pelo clube como torcedores?
Como curiosidade apenas, nessa mesma aula, foi dito que o jargão: "O Brasil é o país do futebol", surgiu pelo simples fato de o país parar durante a copa. Se o Brasil fosse mesmo o país do futebol, os estádios estariam cheios, não acham?
Hoje tivemos duas aulas. A primeira foi de marketing e para não me alongar muito, vou colocar aqui um vídeo passado na aula, que mostra como uma boa campanha de marketing esportivo (extremamente criativa) conseguiu ótimos resultados, aproveitando que a empresa é patrocinadora da Champions League. Aqui está o resultado...
A última aula foi na verdade a primeira de economia. Para ser bem rápido também, o "professor" deu uma visão breve da matéria, mas para não deixar passar sem dar algum exemplo do que foi dito, o “professor” disse algo interessante. Por exemplo, na microeconomia, se um gestor de empresa chega para um economista e pede para ele definir o melhor preço de um produto, o profissional não precisa perguntar qual o objetivo da empresa. É lógico que é maximizar o lucro. Se a mesma pergunta é feita para um presidente de clube de futebol onde a pergunta é: qual o preço devo cobrar pelo ingresso? Teria uma pergunta do economista para o presidente: "Qual seu objetivo, maximizar lucro ou resultado no jogo? No caso esportivo, só lucro pode não ser suficiente. Mas será que a CBF pensa assim? Acho que não. Vejam a matéria abaixo e tirem suas próprias conclusões...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Heineken simplesmente é a melhor empresa de varejo que consegue fazer do futebol o seu melhor maketing! muito bom o vídeo.
ResponderExcluirSobre a microeconomia do futebol.. o Santos e seu time de executivos (que vc sabe mais do que eu quem são..) estão aos poucos tentando implantar o conceito de "maximizar lucros via elasticidade preço-demanda" e aí já vimos os resultados quando eles colocaram R$ 80 ingressos na Libertadores.
Lucas, vou te falar que concordo com a visão do Santos. Só acho que a conta deve ser sempre a maximização do resultado e no caso do Santos não foi isso que aconteceu. Eles simplesmente "chutaram" um valor de R$80,00 e aconteceu de ter somente 11mil pagantes na Vila. Perderam dinheiro e a conta foi mal feita.
ResponderExcluir